Associação Desportiva Ateneu Mansor
Av. Doutor Fernando Costa, 466 - Piso Superior
São José do Rio Preto - SP
Tel: (17) 99149-1280 - judoateneumansor@gmail.com
Coordenação: Léo Eduardo Secches Mansor
Faixa Preta 5º Dan - Professor de Educação Física (CREF 8.667 G/SP)

20/02/2011

Rafael é terceiro

rafaDois jovens judocas, com nomes que se diferem por apenas uma letra, levaram o Brasil ao pódio no Grand Prix de Dusseldorf neste final de semana. Rafaela Silva, 18 anos, foi a campeã e Rafael Silva, 23 anos, ficou com a medalha de bronze numa das mais importantes competições do Circuito Mundial, válida pelo ranking olímpico. Leonardo Leite, no meio-pesado, terminou em 5o lugar. Até o momento, o Brasil já conquistou 12 medalhas nesta temporada (2 ouros, 5 pratas, 5 bronzes) em eventos da Federação Internacional de Judô, todos qualificatórios para Londres 2012.

No sábado, a campeã mundial júnior de 2008, Rafaela Silva, protagonizou uma campanha espetacular para chegar ao seu primeiro título em Grand Prix: venceu nas oitavas-de-final a húngara Hedvig Karakas, bronze no Mundial 2009 e campeã mundial júnior 2009, atual quarta colocada no ranking olímpico; bateu na semifinal a campeã olímpica de Pequim 2008, Giulia Quintavalle (ITA); e ganhou o ouro em grande estilo com vitória por wazari sobre a campeã mundial de 2010 e líder do ranking Kaori Matsumoto (JPN).  O peso leve foi a única categoria feminina não vencida pelo Japão no primeiro dia em Dusseldorf.

“Sem dúvida a luta com Matsumoto foi a que me exigiu mais”, disse Rafaela. “Venho treinando forte recentemente, em especial com a Matsumoto na cabeça. Meu técnico Geraldo Bernardes e eu pensamos em algumas táticas para derrota-la e deu certo dessa vez”, afirmou a judoca do núcleo Cidade de Deus da ONG Instituto Reação, do medalhista olímpico Flavio Canto.

No peso pesado, Rafael Silva, do Pinheiros/SP, ganhou sua segunda medalha consecutiva no Circuito Mundial. Depois do ouro na Copa do Mundo de Budapeste, semana passada, Rafael foi bronze dessa vez. Atual 15o no ranking mundial, ele só parou diante do campeão mundial e olímpico Keiji Suzuki no golden score (prorrogação) da semifinal, depois de empate com um wazari para cada no tempo normal de luta.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira Sênior de Judô é o Campeonato Pan-Americano, no primeiro final de semana de abril, em Guadalajara, também valendo pontos para o ranking mundial.

Medalhas do Brasil no Circuito Mundial 2011:

Masters de Baku: Leandro Guilheiro (prata, 81kg) e Sarah Menezes (bronze, 48kg)

Grand Slam de Paris: Tiago Camilo (prata, 90kg), Sarah Menezes (bronze, 48kg) e Mayra Aguiar (bronze, 78kg)

Copa do Mundo de Oberwart: Erika Miranda (prata, 52kg), Ketleyn Quadros (prata, 57kg) e Maria Portela (prata, 70kg)

Copa do Mundo de Budapeste: Rafael Silva (ouro, +100kg) e Felipe Kitadai (bronze, 60kg)

Grand Prix de Dusseldorf: Rafaela Silva (ouro, 57kg) e Rafael Silva (bronze, +100kg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário