Associação Desportiva Ateneu Mansor/Smel
Rua Saad Abdalla Gattaz, nº 200 - Sala 30 - Distrito Industrial
São José do Rio Preto - SP
Tel: (17) 99149-1280 - judoateneumansor@gmail.com
Coordenação: Léo Eduardo Secches Mansor
Faixa Preta 5º Dan - Professor de Educação Física (CREF 8.667 G/SP)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Dia do Atleta… Parabéns a você que faz nossos olhos brilharem

Você é um atleta! Dia 21 de dezembro é o seu dia. Parabéns!

A palavra atleta vem do grego e significa uma pessoa que pratica esportes, ou que tem capacidade física (como força, resistência ou agilidade) acima da média. Na Antiguidade, atleta era aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma. Atualmente, a palavra se refere principalmente à pessoa que pratica esportes em geral.

A figura do atleta surgiu já com as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade iniciaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Os competidores eram atletas profissionais que chegavam à Olímpia um mês antes do início oficial dos Jogos para se submeter a um treinamento moral, físico e espiritual, sob a supervisão dos juízes.

A premiação era somente uma coroa de ramos de Oliveira. Mas era comum os campeões terem regalias, como lugares nas primeiras filas dos teatros ou sua alimentação paga por toda vida. Além de tudo, eram considerados heróis, muitos inclusive foram soldados que inspiraram a mitologia grega.

Em 1896, por iniciativa do Barão Pierre de Coubertin, as Olimpíadas voltaram a ser realizadas. O primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, uma justa homenagem aos grandes inventores do espírito olímpico. Novamente, os atletas foram as grandes estrelas do evento.

A paixão do brasileiro pelo esporte é comemorada em todo o País.

Em 1961, o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, instituiu que no dia 21 de dezembro passaria a ser comemorado o Dia do Atleta. Há 48 anos atletas das mais diversas modalidades, reconhecidos ou não, podem comemorar este como seu dia.

Fica aqui mais uma lembrança e o muito obrigado pela dedicação, empenho e compromisso que você ATLETA demonstrou em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário