Associação Desportiva Ateneu Mansor
Av. Doutor Fernando Costa, 466 - Piso Superior
São José do Rio Preto - SP
Tel: (17) 99149-1280 - judoateneumansor@gmail.com
Coordenação: Léo Eduardo Secches Mansor
Faixa Preta 5º Dan - Professor de Educação Física (CREF 8.667 G/SP)

20/01/2019

Ceder para vencer - Princípio da Flexibilidade

Princípio da flexibilidade:- Ceder para vencer

No início haviam duas lendas para o nascimento do princípio da flexibilidade, transmitidas de boca em boca durante muito tempo.
Conta uma destas lendas, que certa vez, um menino chinês, observou assustado como, durante uma tempestade, as maiores árvores eram arrancadas e os galhos mais grossos dobrados. Salvou-se apenas uma pequena arvorezinha. Ela simplesmente inclinou sua copa até o chão enquanto a tempestade lhe castigava. Mas quando a tempestade parou de arrasar tudo na sua frente, a arvorezinha levantou a copa e estava lá, tal como antes.
O local desta lenda - em algum lugar no centro da China - ainda hoje é considerado o local de nascimento do princípio do Judô "Ceder para Vencer".
Outra lenda, de tradição japonesa, fala de um salgueiro e de uma cerejeira no inverno. Os galhos da cerejeira quebravam tal qual fósforos sob o peso da neve, enquanto que o salgueiro, flexível, cedia, fazia a neve escorregar e não lhe dava chance de pressioná-lo. Outra vez o mesmo princípio de "Ceder para Vencer". Pode ser que essas duas ocorrências apadrinharam - em algum lugar, alguma época, de alguma forma - realmente o aparecimento e desenvolvimento do judô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário