Associação Desportiva Ateneu Mansor
Av. Doutor Fernando Costa, 466 - Piso Superior
São José do Rio Preto - SP
Tel: (17) 99149-1280 - judoateneumansor@gmail.com
Coordenação: Léo Eduardo Secches Mansor
Faixa Preta 5º Dan - Professor de Educação Física (CREF 8.667 G/SP)

07/11/2011

Começa os 75º Jogos Abertos do Interior

Mogi das Cruzes - Jogos abertos 2011

JUDÔ

O estilo de luta foi criado em 1822, no Japão, quando um jovem chamado Jigoro Kano fundou o Instituto Kodokan. A técnica da modalidade utiliza os músculos e a velocidade para dominar o oponente. A sua filosofia indica a integração de corpo e mente do judoca.

A competição é disputada uma área quadrada chamada chiai-jô, em que é montado um tatame. Três juízes definem a pontuação do judoca por meio da classificação de cada golpe. O ippon é o golpe perfeito, que define o término da luta. Ele é considerado quando um judoca consegue derrubar o oponente com as costas completamente no tatame ou quando o adversário é imobilizado por 25 segundos.

A graduação dos praticantes obedece a uma escala de faixas com as cores branca, azul, amarela, verde, roxa, marrom e preta. Os judocas faixa-preta podem alcançar uma escala de dez níveis, os chamados “Dan”. Até o 5º Dan, o judoca usa uma faixa preta normal. Do 6º ao 8º Dan, faixa é coral e branca. No 9º e 10º Dan, ela é toda vermelha.

Nos Jogos Abertos, são disputadas lutas masculina e feminina, nas categorias ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado e absoluto. Serão feitas disputas por equipe e individual.

As competições da 1ª e 2ª Divisão Por equipes e Individual, além do Nague no Kata acontecem entre os dias 9 e 11.

Clique aqui e confira a programação completa do Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário